Ao final do dia 11 de Fevereiro de 2011, os grupos a funcionar em regime de itinerância, Rb6 e Rs6, fizeram uma visita à central de valorização orgânica da LIPOR. Ao todo éramos dezanove adultos, uma formadora (Lígia Martins) e a profissional de RVC (Raquel Lopes), que se fizeram acompanhar por uma técnica responsável pela visita e que forneceu esclarecimentos adicionais sobre o processo.
A Valorização Orgânica, através da Compostagem, tem sido, desde a criação da LIPOR, em 1982, uma das principais componentes da política de gestão integrada de resíduos sólidos, sendo efectuado o aproveitamento dos resíduos biodegradáveis para produção de Composto. A central de compostagem foi encerrada em Agosto de 2001, tendo a LIPOR iniciado a construção de uma moderna Central de Compostagem em 2002. A nova instalação de compostagem, Central Valorização Orgânica, iniciou a sua actividade em Maio de 2005, tendo o período de testes e ensaios decorrido entre Setembro de 2004 e Maio de 2005.

A Central de Valorização Orgânica da LIPOR ocupa uma área total de implantação de 40 mil metros quadrados, tendo uma capacidade para valorizar 60 mil toneladas/ano de matéria orgânica proveniente da recolha selectiva de resíduos biodegradáveis (resíduos alimentares e resíduos verdes). A unidade de compostagem compreende quatro operações básicas: preparação da mistura a compostar (tratamento mecânico), processo biológico – compostagem, afinação do composto e armazenamento e ensacagem.

Todos os adultos que estiveram presentes gostaram da actividade e acima de tudo manifestaram interesse em partilhar esta visita com os colegas de outros grupos e quem sabe, agendar novas datas para próximas visitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário