Bem-vindos

Bem-vindos

quarta-feira, 21 de março de 2012

Celebrações do equinócio primaveril

A entrada da primavera foi celebrada desde o começo da história. Ela marca o fim do inverno, quando a terra dorme, e se inicia o tempo de primavera, quando tudo parece renascer. A primavera chega, como vimos, quando o sol incide diretamente sobre o equador.

Antigamente, antes da celebração da páscoa, as pessoas relacionavam a primavera com o retorno da vida à terra e acreditavam que cada estação era governada por uma certa divindade. Eostre, a deusa da primavera, era adorada em certas áreas do norte e do centro da Europa. Acredita-se que o seu nome tenha dado origem à palavra que determina a direção do nascer do sol - Leste. Nestas regiões, celebravam-se festivais em agradecimento a Eostre, em que eram oferecidos à deusa bolos semelhantes a bagas de pães.

Os gregos antigos criaram também uma estória para explicar a mudaça das estações, relacianada com Deméter, a deusa da terra e da agricultura, e Perséfone, sua filha. Um dia a terra foi rasgada e Hades, que dominava o mundo subterrâneo, sequestrou Perséfone para torná-la sua noiva. Deméter ficou tão triste com o desaparecimento da filha que decidiu não voltar para o Olimpo, a morada dos deuses gregos, enquanto a sua filha não lhe fosse devolvida.


Deméter culpou inclusivamente a terra por ter aberto uma passagem para Hades levar para o mundo inferior a sua amada filha:
– Ingrato solo, que tornei fértil e cobri de ervas e grãos nutritivos, não mais gozarás de meus favores!
Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo, a terra tornou-se estéril, o gado morreu, os arados quebraram-se, os grãos não germinaram. Sem comida, os povos sofriam de fome e doenças.

Com a situação caótica em que estava a terra, Zeus, pai e soberano dos deuses, pediu a Hades que devolvesse Perséfone. Hades concordou, mas antes fê-la comer um bago de romã, prendendo-a assim para sempre aos infernos, pois quem, nessa região, comesse qualquer alimento ficava obrigado a retornar.

Assim, ficou estabelecido que Perséfone passaria um período do ano com a mãe e outro com Hades. O primeiro período corresponde à primavera. O segundo é o outono, quando os grãos são enterrados, da mesma forma que Perséfone regressa ao seu marido, no mundo inferior.





Sem comentários:

Enviar um comentário