Bem-vindos

Bem-vindos

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Visita ao Museu de Fósseis do sr. Joaquim Marques

No passado dia 19 de dezembro, um grupo de RVC de Nível Básico, acompanhado pela equipa técnico-pedagógica, fez uma visita ao Museu de Fósseis do Sr. Joaquim Marques, ilustre cidadão de Valongo e, com orgulho nosso, certificado neste Centro Novas Oportunidades. Deixamos aqui o testemunho de uma das participantes na visita, Orquídea Pereira (grupo IB12):


Fiquei contente e um pouco mais enriquecida ao fazer esta visita! O que vi eu? De olhos arregalados fiquei quando numa pequena divisão vi tantos fósseis!
O senhor Marques, assim se chama o nosso anfitrião, foi-nos dando a conhecer cada bocado de pedrinha que existe há milhões de anos e como todos têm resistido ao tempo. O Governo por direito deveria auxiliar mais estas pessoas que por amor à ciência dedicam o melhor da sua vida e do seu tempo estudando, preservando, guardando como se fosse a sua própria vida. Estava estampado no rosto a alegria com que nos mostrava e explicava o que tinha sido cada fóssil e a que animal pertencia. A sua formação era na maioria constituída pelas partes duras dos animais e plantas, como conchas, ossos, dentes ou zonas lenhosa e podem ser constituídos por substitutos minerais. A ciência assim nos mostra que existiram outros seres vivos na terra antes do homem.
Tudo o que eu vi e me foi transmitido é de uma grandeza e sabedoria, só tenho pena de não conseguir decorar tudo o que foi dito com tanta paixão e carinho da parte do senhor Marques, mas estou contente por saber que onde vivo é uma terra em que se fala dos antepassados e ainda hoje é explorada por pessoas com tanta sabedoria e simplicidade. É ele que nos diz que o que sabe é muito pouco e logo nos começa a dizer alguns nomes que foi decorando ao longo das sua buscas.
Não podemos enfrentar o futuro sem conhecer o passado! Não são palavras minhas! Mas sim ouvidas pela pessoa que nos esclareceu, mostrou e explicou toda a sua cultura que foi apreendendo ao longo dos anos. Mais uma vez agradeço a ele e às formadoras que nos proporcionaram este belo prazer, muito obrigada! Já tenho mais novidades para contar aos meus netos quando tiverem idade para compreender o que representam estas descobertas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário